‘Dia D’ da Campanha de Vacinação

Prefeitura Municipal de Cujubim , por meio da Secretaria de Saúde, promove hoje o ‘Dia D’ da Campanha de Vacinação contra a gripe neste sábado, 12. Em Cujubim, a ação acontece das 8h às 15h na Unidade Básica de Saúde (UBS). O principal objetivo é prevenir as hospitalizações . A campanha vai até o dia 1 de junho e pretende vacinar 90% dos grupos prioritários.

Idosos, crianças de 6 meses até menores que 5 anos, trabalhadores da Saúde, puérperas, gestantes, professores da rede pública e privada devem apresentar a caderneta de vacinação para anexar o comprovante da vacina. Também devem procurar os locais de vacinação os grupos com doenças crônicas, pessoas diabéticas, hipertensas, que, para tomar a dose, precisam apresentar a receita do pedido do médico ou do medicamento que já faz uso.

Vale ressaltar que não há muitas contraindicações em tomar a vacina da gripe. A proibição é apenas para quem tem alergia e não pode consumir ovo de galinha, considerada uma condição rara. Isso se deve ao fato de os antígenos que são colocados no imunizante serem cultivados dentro da casca, utilizando a gema e a clara para se replicarem durante o processo de fabricação.

A vacina permite a proteção contra os vírus A(H1N1), H3N2 e influenza B. Como os vírus são mutantes, a composição da vacina é feita somente depois da indicação da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre as cepas (variações dos vírus) que circularam com mais frequência nos últimos meses na região.

O vírus influenza é uma infecção viral aguda do sistema respiratório. A vacina, que é anual, é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo óbito.

A composição da vacina deste ano é diferente. Por isso, quem tomou a dose antes da campanha, deve repetir agora, desde que já tenha completado um intervalo de 30 dias. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe, de acordo com determinação da OMS: A/H1N1, A/H3N2 e influenza B).

63,    Modificado em: 03  Jul  2018 ,