Brasil Sorridente nas Escolas

Brasil Sorridente nas Escolas

A Prefeitura de Cujubim, através das secretarias (SEMSAU/SEMECD) firmaram uma parceria e vem tralhando para ampliar o acesso ás ações e serviços na área de saúde bucal, cumprindo as políticas públicas do Ministério da Saúde, através do Programa Brasil Sorridente. E com uma van toda equipada vem realizando atendimentos nas escolas:
E.M.E F.23 DE MARÇO
E.M.E.F. ALUÍSIO BECKER
E.M.E.F. ANTONIO FREDERICO DE CASTRO ALVES
E.M.E.F. TEOTÔNIO BRANDÃO VILELA
E.M.E.I. RAIO DE LUZ
A equipe de Saúde Bucal tem realizado ações com jovens e crianças, dentre as ações: Escovação supervisionada, aplicação de flúor, orientações de higiene bucal.
A Prefeitura Municipal investe em ações preventivas, e aposta nas escolas como alvo de ações educativas buscando reduzir os índices de doenças bucais que acometem as crianças e adolescentes.
O Brasil Sorridente - Política Nacional de Saúde Bucal - é o programa do governo federal que tem mudado a Atenção da Saúde Bucal no Brasil. De modo a garantir ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal da população brasileira, o Brasil Sorridente reúne uma série de ações para ampliação do acesso ao tratamento odontológico gratuito, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
As principais linhas de ação do programa são:
1. Reorganização da Atenção Básica em saúde bucal, principalmente com a implantação das Equipes de Saúde Bucal na Estratégia Saúde da Família;
2. Ampliação e qualificação da Atenção Especializada, em especial com a implantação de Centros de Especialidades Odontológicas e Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias. Na Atenção Especializada encontra-se também a Assistência Hospitalar.