Quintais Amazônico

A Prefeitura Municipal de Cujubim através da Secretaria de Agricultura e do Projeto Quintais Amazônico, do Centro de Estudo RioTerra, realizou na manhã de hoje (17) as famílias dos agricultores de Cujubim um cheque como forma de pagamento pela remuneração financeira a recuperação ou a melhoria dos serviços ecossistêmicos.
O pagamento por serviços ambientais é o reconhecimento através de remuneração financeira a iniciativas individuais ou coletivas que podem favorecer a manutenção, a recuperação ou a melhoria dos serviços ecossistêmicos (aqueles produzidos pela natureza, como água para as chuvas, produção de oxigênio, estocagem de carbono e conservação da biodiversidade), por aqueles que promovam ações legítimas de preservação, conservação, recuperação e uso sustentável de recursos naturais.

No caso, 40 agricultores familiares que residem nos municípios de, Cujubim e, que recuperaram áreas no âmbito do projeto Quintais Amazônicas, apoiadas financeiramente pelo BNDES através do Fundo Amazônia tornaram-se protagonistas da primeira ação deste tipo de pagamento já realizada em Rondônia.
Os agricultores receberam esse pagamento porque recuperaram áreas alteradas/degradadas com emprego de sistemas agroflorestais, inscreveram-se no CAR, conduziram tratos culturais para manutenção dos SAFs e realizaram ações de conservação dos solos. Ou seja, deram passos para regularização ambiental de suas propriedades para que fiquem em conformidade com o atual Código Florestal.
“O Centro de Estudo Rioterra está de parabéns por esta ação inovadora. Esperamos em breve poder desenvolver ações semelhantes junto aos demais agricultores de de Cujubim que aderirem ao Programa de Regularização Ambiental. É justo reconhecer os esforços daqueles que desejam produzir de forma harmoniosa com o meio ambiente. Eles ganham e a sociedade também”, finalizou o prefeito.