Destinação do Lixo

Destinação do Lixo
A Prefeitura de Cujubim, representada pelo secretário interino municipal do meio ambiente esteve nesta quarta-feira (28) nas instalações do aterro sanitário juntamente com os vereadores Haroldo Rodrigues, Herlon e Jonas Cordeiro. Acompanhados do Sr. Ricardo, diretor do aterro sanitário visitaram as instalações do mesmo, que fica na cidade de Ariquemes. Esse aterro recebe todo o lixo produzido nos municípios do Vale do Jamari, inclusive do município de Cujubim. Contém uma mega estrutura em termos organizacional, ao qual trabalham com muita responsabilidade ambiental.
Vale ressaltar que todos os meses pagamos pelo lixo encaminhado para a destinação correta, exigido pelas normas ambientais. A somatória do valor pago mensalmente alcança quase um milhão de reais por ano. Por isso é de extrema importância a visita dos Vereadores fazendo seu papel de fiscalizadores, pois assim ajuda a administração na prestação de contas á população de mais um importante serviço prestado, onde são aplicados os recursos oriundos de taxas, IPTU, etc..
O Prefeito do município tem grandes projetos para gerar renda e emprego no município através da correta destinação do lixo, e eles já começaram a serem executados... Já foi realizada a construção uma rampa de transbordo no município. Também foi realizado o cadastro de catadores para realização de coleta seletiva deste dejetos. A aquisição de um caminhão compactador de lixo fruto de convênio no valor de 210 mil reais e mais 75 mil de contra partida do município foi mais uma realização importantíssima ; Aquisição esta que proporcionará ainda mais economia aos cofres do município, que atualmente realiza a coleta de lixo doméstico através de serviços prestado por uma empresa terceirizada. O próximo passo é buscar recursos de emendas parlamentares para a construção dos barracões. Com isso vamos selecionar e levar ao aterro somente o lixo que não tem valor comercial, gerando com isso emprego e renda através do lixo.
É valido lembrar que o Município de Cujubim já vinha recebendo notificações do Ministério Público do Estado de Rondônia a mais de uma década, sem que os gestores anteriores tivessem tomado a iniciativa de realizar ações efetivas no sentido de sanar estas problemáticas em relação ao fim dado ao lixo produzido no município sem causar danos ao meio ambiente e ao mesmo tempo realizando economia e promovendo empregabilidade no município, como vem acontecendo na atual gestão, graças ao planejamento e boa administração por parte do Chefe do Executivo Pedro Fernandes Pereira, que em suas palavras disse:
- Precisamos conscientizar nossa população da importância de separar o lixo e armazenar de forma correta e não deixar nas lixeiras de qualquer forma, principalmente restos de comida. Facilitando assim a coleta. Quanto mais lixo produzirmos mais iremos pagar por ele. Vamos cuidar do nosso lixo, para ter uma cidade mais organizada e limpa. Não é apenas uma questão de aparência mas sim principalmente de saúde pública. A participação da população em todo o processo da legalização na questão do lixo produzido no município é de extrema importância, pois é para atender os anseios da mesma, usando com responsabilidade cada centavo dos impostos que são pagos, que trabalhamos arduamente desde o início da gestão.

335,    Modificado em: 20  Dez  2018 ,