CUJUBIM: SEMAS e CMAS realizam VI Conferência Municipal de Assistência Social

CUJUBIM: SEMAS e CMAS realizam VI Conferência Municipal de Assistência Social

A VI Conferência Municipal de Assistência Social reuniu dezenas de pessoas entre profissionais da assistência social, representantes de diversas entidades, além de cidadãos referenciados nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Cujubim. A Conferência teve por objetivo avaliar a situação atual da Assistência Social e propor novas diretrizes para o seu aperfeiçoamento, em especial os avanços do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, por meio de discussões amplas que resultarão em novas propostas. O evento teve por base regimento interno que analisou, propôs e deliberou, tendo como parâmetros a avaliação local, específica e exclusiva sobre a Política de Assistência Social e indicou diretrizes para a construção do Plano do SUAS.

A Conferência teve como tema “Os desafios do SUAS à luz do Plano Decenal”, e ocorreu na última quinta-feira (03/10), no Centro de Referência e Assistência Social. A conferência foi promovida pelo Conselho Municipal de Assistência Social de Cujubim

A Secretária de ação social e primeira dama Rosane Veiga fez a abertura do evento e falou da importância da comunidade participar, discutir e opinar sobre as ações desenvolvidas na área social do município, Rosane também parabenizou a atuação do conselho de ação social em Cujubim, através do presidente Wellington Gonçalves Dias, frisando que todas as ações que acontecem são com a participação do CMAS.

A palestra da conferência abordou o tema principal do evento, além dos eixos temáticos: Financiamento do SUAS e os impactos dos gastos em Mato Grosso, e a reforma da Previdência, diante dos desafios direitos do cidadão para a consolidação do SUAS; Proteção Social no SUAS e a judicialização dos serviços e benefícios socioassistenciais e Democracia participativa e o protagonismo do Controle Social.

Os participantes se distribuíram em grupos de trabalhos, deliberaram as propostas e a finalização da conferência aconteceu a eleição dos delegados e suplentes que representarão o município na Conferência Estadual de Assistência Social.