Recebimento 15 mil mudas de café clonal

Prefeitura Municipal de Cujubim através da Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com o Governo do Estado via Secretaria de Estado de Agricultura (SEAGRI), disponibilizou aos produtores rurais o recebimento 15 mil mudas de café clonal e que estará entregando nos próximos meses aos agricultores cadastrados a quantia de 150 mil Mudas de Café Clonal.
Estiveram presente durante a entrega o Secretario de Agricultura, vereadores Haroldo Rodrigues e Jonas da Feira
A Secretaria de Agricultura vem prestando assistência técnica nas lavouras cafeeiras e incentivando o melhoramento genético através do fornecimento de mudas de Café Clonal com o objetivo de promover a renovação e revigoramento das lavouras de café no município.
E nesta manhã de quinta-feira, os agricultores que realizaram seus cadastros anteriormente na secretaria foram beneficiados com essas mudas, o prefeito falou da importância de se plantar qualidade e não quantidade, relatando um diferencial muito grande na produção por hectare de café seminal e o café clonal, enquanto o seminal produz entre 20 a 40 sacas por hectare, o clonal rende de 100 a 130 sacas por hectare, falou sobre a retomada dos incentivos à produção do café, que teve no passado grande relevância, mas que perdeu espaço para outras culturas.
O prefeito agradeceu ao Governador do Estado e ao Secretário de Agricultura do Estado (SEAGRI), Evandro Padovani, os investimentos na aquisição de mudas pelo governo de Rondônia é fruto do “Programa Plante Mais” que visa o fortalecimento da agricultura familiar. Para tanto, novas lavouras já estão sendo plantadas com o apoio da administração em parceria com o Governo do Estado.
“Hoje com o apoio do Governo do Estado estamos resgatando essa atividade que é lucrativa ao produtor rural e beneficia ao município, pois mantém a economia do município forte,” disse o vereador Haroldo.
“A intensão do secretario de agricultura é proporcionar incentivos para que os produtores voltem a produzir o café e assim fortalecer a agricultura familiar, pois entendemos que a agricultura irá beneficiar a economia do município”.
A revitalização da lavoura cafeeira na região de Cujubim, além de fomentar a geração de empregos. Pois a cada hectare de café plantado atualmente, gera em torno de dois empregos diretamente, fora o produtor rural, o que contribui na qualidade de vida dos cidadãos e melhora a economia do município.
O prefeito agradeceu ao governo do estado pela execução eficiente do programa “Plante Mais ” e a adjunta da secretaria de Estado da Agricultura, Mary Braganhol, pelo seu pronto atendimento, contribuindo assim para o aumento da produtividade rural no município de Cujubim.

647,    Modificado em: 26  Jan  2018 ,